OFICINAS CULTURAIS

A I Mostra Container Cultural oferece ao público gratuitamente 4 oficinas culturais on-line relacionadas à programação dos espetáculos. Confira e programação e inscreva-se a seguir:

13 de agosto, às 19h

14 e 15 de agosto, às 14h

Oficina Contar Histórias - A Arte do Encontro
Na oficina de contação de histórias iremos abordar os aspectos que dizem respeito à atuação do contador de histórias. Contar histórias para promover uma experiência e atuar como agente sensibilizador do público para assim transmitir um valor. Alguns pontos abordados nas aulas: interação entre narrador e endereçado, moderadores de fala, convite à imaginação, convenções como linguagem, gestos que comunicam e composição da própria história.

Com Richard Rebelo

Ator de profissão desde 1992 e contador de histórias desde 1999. Pesquisador de tradição oral, cofundador da companhia Ilíada Homero de teatro.  Atua também como diretor e roteirista para teatro, audiovisual e eventos.
richard-rebelo-300x300.jpg

14 de agosto, das 10 às 13h

e das 14 às 17h

Oficina de Produção Cultural
Promover uma formação introdutória sobre a produção cultural, as especificidades das áreas, diversidade de projetos e desafios do tempo presente. A importância da atividade cultural, sua visibilidade e reconhecimento como pilar de desenvolvimento, leis e mecanismos de produção. Elaboração de projetos, exposição de aspectos do trabalho diário do produtor, etapas de execução, desenvolvimento estratégico e viabilidade.

Com Diego Marchioro

Ator, produtor cultural, formado em cinema e mestrando em artes pela UNESPAR. Fundador da produtora Rumo de Cultura, já realizou mais de 60 espetáculos de teatro, música, dança e cinema. Em 2017 funda e mantém junto com os artistas Augusto Ribeiro, Cindy Napoli e Juliana Caimi o Espaço Cultural Casa Quatro Ventos, em Curitiba PR.
Diego1.jpg

25, 30 e 31 de agosto,

das 14 às 16h

Oficina de Improvisação
Oficina de improvisação visa estimular o participante a conhecer e descobrir seu potencial inato de criatividade através de exercícios de jogos teatrais. A oficina promove, a partir do entendimento dos conceitos práticos da improvisação teatral, a capacidade de ousar, perceber, ouvir, ser espontâneo, improvisar e se relacionar. Baseado na pesquisa do Antropofocus, este é um workshop voltado para artistas e não-artistas.

Com Antropofocus
(Andrei Moscheto, Edran Mariano e Marcelo Rodrigues)

O Antropofocus é um grupo com 20 anos de atividade contínua na pesquisa teatral, e sempre trabalhando com a improvisação nos processos de criação e como linguagem dos espetáculos apresentados, e também oferecendo cursos de teatro, improvisação e palhaçaria. 
Foto Antropofocus 1.png

26 de agosto, às 14h

02 e 03 de setembro, às 14h

Oficina de Palhaço - Levando o Riso a Sério
Um estímulo à criatividade e comunicação para profissionais que trabalham com ideias e pessoas. Para quem busca autodesenvolvimento e um olhar diferente, lúdico, Independentemente de querer ser palhaço ou não. São realizadas diversas dinâmicas onde os alunos vivenciam cada conceito, (re)aprendendo qualidades como prontidão, escuta, abertura para o novo, correr riscos, prazer no jogo.

Com Rafael Barreiros (Palhaço Alípio)

Artista, educador e empreendedor. Pesquisa a linguagem do palhaço desde 2000 estudando com diversos mestres do Brasil e do Mundo, como Avner Eisenberg e Julie Goell (EUA), Gardi Hutter (Suiça), Leo Bassi (Espanha), Chacovachi (Argentina), Marcio Libar, Marcio Ballas, Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti (Brasil), entre outros. Idealizador da Cia dos Palhaços, onde trabalhou até 2014. Trabalhou também com a Trupe da Saúde e hoje desenvolve uma série de projetos na carreira solo e em parcerias com diversos grupos como a Processo Multiartes, Malasartes Educação Sensível, Parabolé Educação e Cultura.
_MG_0965.JPG
quadro logos preto.png