Palavras_Divulgacao_Evento_05b-02.jpg
Palavras_Divulgacao_Evento 2.jpg

Encontro de feedback dia 25 de junho, sábado, às 19h  Evento online e gratuito.

Palavras_Divulgacao_Evento para site_03-04 (7).jpg

O Projeto Palavras Trocadas é mais um convite ao público, feito pela jornalista e escritora Joanita Ramos, para conversar sobre temas que considera necessários ao momento atual e que, por serem necessários, inspiram seu fazer literário.

Dia 11 de junho, sábado, às 15h - evento online e gratuito.

Desta vez, o assunto é a formação humana, com foco na questão da paternidade, e o produto artístico é uma peça de teatro que vem sendo construída a partir do seguinte argumento: um pai – que não escolheu ser pai – está envolvido na tensão de espera por um difícil trabalho de parto de gêmeos ou gêmeas. 
 

O sofrimento da mãe se prolonga por cerca de 15 horas e enquanto dura essa angustiante situação, o homem vivencia paralelamente um estado de pânico provocado pela responsabilidade de colocar duas crianças em um mundo não escolhido.

 

O interlocutor do protagonista é um amigo íntimo, que assume o antagonismo quanto à postura temerosa do pai. O personagem "antagonista" procura trazer uma visão mais "positiva" do mundo, mas revela-se um segredo que o denuncia como "pai fracassado".

 

O nascimento ou não das crianças – a depender das reflexões levantadas nos encontros – poderá ser um "ponto de virada" na condição psicológica do protagonista – ou não – já que o final do texto estará especialmente sujeito às manifestações dos receptores, suas histórias de vida e trocas de palavras na abordagem do tema.

 

O Projeto é constituído de três etapas principais. O primeiro é investigar junto a homens, principalmente, mas também a mães, pessoas que não desejam ter filhos, educadores e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, inquietudes, medos, angústias, desejos e desafios relacionados ao nascimento e formação de uma criança na atualidade, considerando inclusive o contexto da pandemia de Covid 19. 

 

A partir dessa conversa, a autora escreverá a peça, e a submeterá ao olhar crítico dos receptores, em um segundo encontro, antes de chegar à versão final.

 

Por último, o produto desse trabalho será disponibilizado gratuitamente no site containercultural.com a quem quiser lê-lo, valorizando assim a dimensão literária do texto dramatúrgico.

clipping

Acompanhe aqui algumas notícias sobre o projeto Palavras Trocadas.
(clique para ler a reportagem completa).

quadro logos projeto livro.png