O Projeto Container Cultural levará arte a 11 cidades do Paraná, beneficiando indiretamente outras seis, num trajeto que vai de Antonina, no Litoral, a Matelândia, na Região Oeste. Vai oferecer gratuitamente, entre outros benefícios, o espetáculo "Entre Tangos e Fandangos" (ver programação).

O palco é um container especialmente montado para propiciar arte e diversão aos moradores de pequenos municípios, onde há dificuldade de acesso à programação cultural. 

O espetáculo Entre Tangos e Fandangos é uma comédia que reúne música, teatro e dança. Conta a história de Valdecir e Dolores, dois personagens errantes que decidem percorrer a pé a Rota do Mercosul, depois de perderem o navio para a Argentina, o destino desejado.

projeto

Frustrados e sem dinheiro, tentarão pelo caminho criar e apresentar um número artístico que lhes garanta o sustento. Nessa aventura, aprendem e se divertem com a música, a dança e outros aspectos culturais dos pequenos municípios.

Por outro lado, o casal errante tem de enfrentar uma tríplice dificuldade: a absoluta falta de dinheiro, a limitação de talentos e a falta de noção para lidar um com o outro, e com os mistérios e armações que os envolvem. 

Francine Vieira

Além das apresentações do espetáculo Entre Tangos e Fandangos, o Projeto Container Cultural promoverá diversas ações com o intuito de estimular o desenvolvimento cultural nos municípios parceiros do projeto. Confira alguma delas:

Encontro de Multiplicadores da Cultura: Formação, com 20 vagas, de multiplicadores de conhecimentos teóricos e práticos sobre produção teatral.

Ações de sensibilização para a importância do desenvolvimento cultural: Informação e conscientização de espectadores, lideranças e agentes culturais locais para despertar o interesse pelo teatro e a busca de alternativas de desenvolvimento cultural nos pequenos municípios.

Produtor do Futuro: 22 vagas para jovens aprendizes em Produção Cultural.

Campanha Espalhe Livros: Campanha de doação de livros sobre teatro, literatura e outras artes, e distribuição para leitura e orientação de produções culturais nas comunidades.

Facilitar o acesso de moradores das áreas rurais ao espetáculo.

Confira em nosso blog todas as novidades sobre o Projeto e um conteúdo incrível com dicas dos mais conceituados artistas paranaenses falando sobre arte-educação e produção cultural.