top of page

Por que arte nos pequenos municípios?


“A gente não tem nada pra fazer nesta cidade” é queixa frequente entre jovens de Balsa Nova e Bocaiúva do Sul, onde atuei em pesquisa de Mestrado em Educação (UFPR) e como docente em teatro (Programa Mais Cultura/Minc), respectivamente. Assim como nesses, em muitos outros pequenos municípios a falta de opções de atividades (lazer, cultura, trabalho) provoca a emigração de jovens para os grandes centros urbanos.

Raramente há investimentos em espetáculos primorosos, cursos de arte ou construção de teatros nas localidades em que se considera que o número de espectadores “não compensa” financeiramente. Por essa lógica de mercado, o lazer fica restrito principalmente à televisão e é comum que sejam deixados de lado os talentos próximos e a relação criativa com a cultura local.

Nós artistas, educadores, intelectuais ou gestores realmente interessados em desenvolvimento, sabemos o quanto é precária a educação de pessoas que não têm acesso a uma formação cultural de qualidade. Em alguns lugares do Paraná, notamos que o problema não é pobreza material e sim a falta de um tipo de desenvolvimento humano para o qual a arte, em sua dimensão ética e estética é fundamental. A precariedade cultural aparece no cotidiano. Por exemplo, em imagens de automóveis com som ligado no máximo volume em locais públicos ou no lixo despejado às beiras de estradas.

Por outro lado, temos o eixo Mercosul e seu imenso potencial de trocas e fortalecimento cultural. Temos também profissionais de Comunicação, educadores, líderes de todos os setores e outros formadores de opinião capazes de atuar para que essa tal de “integração - e desenvolvimento - cultural na América do Sul” migre do discurso para a prática.

Pensando nisso, abrimos nosso “container” para espalhar “arte em todo lugar” e dizer que é urgente e importante estimular o desenvolvimento cultural em pequenos municípios. Cientes do quanto é modesta esta iniciativa, faremos todo esforço para que ela seja exemplar.


Joanita Ramos

Atriz, dramaturga e idealizadora do Projeto Container Cultural.

jornalistajoanitaramos@gmail.com

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
bottom of page