top of page

Qual a importância do teatro na educação de crianças e adolescentes?


O teatro nasceu junto com o homem e desde o tempo das cavernas ele já representava suas caçadas e aventuras. Assim também o teatro já nasce com a criança que, logo pequena cria suas histórias através do faz de conta. O teatro na escola é uma poderosa ferramenta de transformação, sobretudo porque inclui e hierarquiza a emoção em todos os seus processos, quando bem direcionados.

Os recursos teatrais quando aplicados nas vivencias criativas, devem ser inseridos na vida dos participantes, valorizando sempre os processos de autoconhecimento e o desenvolvimento das capacidades individuais. Visto desta forma tais recursos colaboram para a formação do comportamento criativo, lançando desafios e gerando estímulos de todas as ordens: Desenvolvimento do poder de observação, reflexão, autoconfiança, desembaraço, amadurecimento psicológico, serenidade, estabilidade emocional, autonomia, capacidade de entender o pensamento e os sentimentos alheios, e, sobretudo o avigoramento da individualidade, valorizando as aptidões e enaltecendo o que cada um tem de melhor.

A única razão para o sucesso da vida na Terra é sua maleabilidade, sua capacidade inerente de se redefinir. Reinventar é uma necessidade humana que está diretamente ligada com a preservação da espécie. Nossa missão enquanto artista de teatro é brincar com a ordem e a desordem buscando um equilíbrio que será sempre aleatório e variável. Reinventar o mundo através do teatro nos livra da mesmice, da padronização e do mundo estagnado. A vida é essencialmente resultado da criatividade anárquica com o desejo da harmonia.

Foto: Espetáculo "Que História é Essa" da Cia Pé no Palco.

Fátima Ortiz

Diretora, atriz e arte-educadora da Pé no Palco Atividades Artísticas.

facebook.com/pe.nopalco

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
bottom of page