top of page

A construção do figurino em espetáculos teatrais


A concepção de figurinos para espetáculos teatrais deve levar em consideração, além da história a ser contada ao espectador, todo o contexto ao qual o espetáculo está inserido, o local e a época em que se passa a narrativa. Ele deve descrever os personagens, passando por suas características físicas e psicológicas, história e estilo de vida, o meio social em que vive e sua relação com os demais personagens.

No contexto do espetáculo, o figurino é essencial para conduzir e complementar a compreensão do espectador sobre aquele personagem e sobre o espetáculo em si. O figurino, assim como a vestimenta carrega por si só uma série de signos que possuem significados e são passíveis de leitura pelo espectador. Ele é uma forma de comunicação que ajuda formar um conceito mais amplo sobre aquele personagem, a incorporar sua identidade e a contar a sua história.

O figurino por ser parte fundamental da construção do personagem, também auxilia o ator a incorpora-lo, servindo como uma espécie de máscara ou disfarce. A caracterização do personagem através do figurino inclui além da vestimenta ou a falta dela (o próprio corpo pode ser o figurino) a maquiagem, cabelo, acessórios e adereços.

O figurino precisa estar em sintonia com o cenário e com a iluminação, devendo inclusive ser analisado o efeito das luzes sobre as cores utilizadas. Todo o conjunto deve estar em harmonia, proporcionando uma visão holística do espetáculo.

Outra questão a ser considerada é a distância entre o palco e o público que na maioria dos casos impossibilita uma clareza de detalhes. Desta forma, convém que o figurino teatral tenha elementos que produzam efeitos à distância.

Por fim, cabe ao figurinista interpretar os personagens através da vestimenta, ser conhecedor da história da moda, do processo de construção do vestuário, de materiais têxteis. É preciso também ser criativo e saber trabalhar em equipe, pois em conjunto com o diretor, atores, cenógrafo, coreógrafo e iluminador, se constrói a concepção artística e estética do espetáculo.

Francine Vieira

Estilista, Consultora de Imagem e Figurinista do Projeto Container Cultural

francine@francinevieira.com.br

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
bottom of page